05 Atrativos de Iporanga

05 Atrativos de Iporanga

Noutro posto comentei sobre a cidade de Iporanga. Falei pouco sobre os atrativos. Adianto que são muitos. Mas agora resolvi fazer uma seleção das 5 atrações que eu recomendo que conheçam na cidade. Se você for um visitante assíduo da cidade em breve farei outro post com atrativos alternativos. Aguardem mais dicas.

Vamos lá:

1 – PETAR – Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira
É um dos parques mais interessantes do Brasil. Possui mais de 350 cavernas e várias cachoeiras. Está entre os municípios de Iporanga e Apiaí. Tem cerca de 35 mil hectares. Possui quatro núcleos de visitação. Veja mais no post que fiz falando apenas sobre o PETAR: http://www.retratoseroteiros.com.br/parques/petar-parque-estadual-turistico-alto-ribeira/
Também confiram o portal sobre o PETAR: www.petaronline.com.br

caverna-morro-preto

Caverna do Morro Preto – Núcleo de Santana – PETAR

2 – Intervales – Parque Estadual Intervales
Muita gente nem sabe, mas Intervales está também no município de Iporanga (na região norte). Os principais atrativos e até mesmo algumas das pousadas do parque estão em Iporanga. Mas o acesso à Intervales se faz pelos municípios de Ribeirão Grande e Guapiara. É uma Unidade de Conservação modelo. Todas as pousadas ficam no seu interior e são administradas pela própria Fundação Florestal. Possui dezenas de cavernas e atrai muitos observadores de aves durante o ano todo. Alguns dizem que é o melhor lugar do Brasil para fotografar e observa-las. Eu mesmo vou sempre que posso. Adoro o lugar, os guias, os funcionários e o clima do lugar. Não é apenas porque está em Iporanga, mas por que lá eu literalmente me sinto em casa.

Pousada Lontra - INTERVALES

Pousada Lontra – INTERVALES

3 – Boia Cross ou Acqua Ride
Essa atividade aquática e lúdica que nada mais é que você descer o rio (em Iporanga o Rio Betari) sob uma câmara de pneu de caminhão nasceu aqui mesmo em Iporanga na década de 80. Os primeiros exploradores das cavernas, que chamávamos de “gruteiros” não tinham mochilas impermeáveis e usavam nas cavernas câmaras de pneus para transportar suas mochilas nos trechos alagados. Elas eram cheias e amarradas num formato de bote.

A caverna onde era usualmente praticado chamasse Caverna Laboratório ou Ressurgência da Caverna Areais. Seu primeiro nome foi Rally de Boia

Junte jovens exploradores de cavernas, cerveja, sol, rio e tente descobrir o que esses nobres gruteiros faziam nas horas vagas?! Bora pro rio?! Meu pai, primos, tios e seus amigos que acompanhavam os gruteiros foram na onda. Quando não tinham boia improvisavam com troncos de bananeiras. Pois flutuam facilmente.

O boia cross é reconhecido como um esporte que nasceu em Iporanga e a modalidade de competição é chamada de Acqua Ride.
Quem vem para Iporanga tem que fazer o boia cross. É o batizado. Dica importante: jamais desça as corredeiras dos rios sem o acompanhamento de guia local. Ele tem bifurcações, árvores que podem ter caído e demais riscos. Como até mesmo afogamento. Apenas é permitido fazer a atividade com guia, colete e capacete.

Boia Cross no Rio Betari

Boia Cross no Rio Betari

4 – Mirante da Boa Vista

O mirante da Boa Vista está localizado bem nas divisas dos municípios de Iporanga e Apiaí. Dele tem-se uma ótima vista de todo o Vale do Rio Betari. Nem precisa descer do carro.

Costuma ir durante a noite no mirante. Já observei, e vocês podem não acreditar, alguns OVNIs. Nem precisa beber. Só um pouco de paciência e pelo vale algumas luzes misteriosas aparecem. Fica a dica para os observadores de OVINs.

Mirante da Boa Vista

Mirante da Boa Vista

5 – Cachoeiras do Sem Fim e Taquaruvira

As “Cachoeiras do Sem Fim” nada mais é que um complexo com 3 quedas. Estão localizadas próximas ao Bairro da Serra. O acesso partindo do carro é em média de 10 minutos. Fácil demais chegar até elas. São lindas. A primeira e a terceira têm em torno de 10 metros de altura e a segunda uns 03 metros. Recomendo a visita. Estão em propriedade particular.

A Cachoeira do Taquaruvira ainda é pouco conhecida. Fica próxima ao centro da cidade, numa comunidade de mesmo nome. Ela também está numa propriedade particular. Não é tão alta, mas tem um visual muito bonito.  Ela já foi utilizada como fonte geradora de energia para uma fazenda que fica próxima. Vale a dica.

Cachoeira Taquaruvira

Cachoeira Taquaruvira

 

Cachoeira do Sem Fim

Cachoeira do Sem Fim

Veja no Google Maps a localização da cachoeira. Dos atrativos que citei é o menos conhecido:

Tanto nas Cachoeiras do Sem Fim ou Taquaruvira é possível ir sem o acompanhamento de guia. Embora eu sempre recomende que esteja com um guia. Além de ter a oportunidade de conhecer mais atrativos ou detalhes que só o guia sabe, você valoriza a comunidade local.

Quer mais dicas dos atrativos de Iporanga?! Aguarde em breve uma nova postagem com atrativos poucos conhecidos ou entre no Portal: www.petaronline.com.br

Curtam a nossa página e compartilhem com os amigos.

Passeios no PETAR é com a Parque Aventuras, a minha agência receptiva! Quer dicas de outras agências ou guias?! Entre no portal Petar Online

Abraços à todos.

Relacionados

2 Comentários

  1. Josef Prado
    23 de abril de 2014 at 00:07 - Reply

    Existe ainda mais um atrativo, as frequentes aparições de OVNIs na região!

    O Mistério de Iporanga: Luzes e Seres Luminosos

    Link: http://www.portalburn.com.br/o-misterio-de-iporanga-luzes-e-seres-luminosos/

    • Vivora
      17 de março de 2015 at 01:06 - Reply

      ABSOLUTELY STUNNING photos Meg!!!!!!!! I cnoant stop looking at them! Especially the one of Petar seeing Jess for the first time I cried when I first saw it you couldn’t have captured that moment more beautifully What an amazing day it was and soo awesome having u be apart of it, the picture taking was actually one of my fav memories of the wedding cause u made it so fun and took our minds off how cold it really was! Great job and I may just be contacting u in the near future for a possible wedding