Iporanga – SP

Iporanga – SP

Iporanga (Águas Claras em Tupí) é a minha cidade. Conhecida mundialmente como a Capital das Cavernas. Aqui estão o PETAR e Intervales – dois grandes parques onde as principais atrações são as cavidades subterrâneas. Posso dizer por experiência que no município existem mais de 1000 cavernas e abismos. Mas em Iporanga também há cachoeiras, trilhas, atividades de aventura (rapel, tirolesa e boia cross) e comunidades quilombolas.

Pesquisando sobre a história da cidade encontrei informações que o primeiro indício de ocupação humana foi no ano de 1576. Há muito tempo atrás. Sendo assim um dos primeiros aglomerados humanos do Brasil.

Ainda hoje há ruínas das primeiras habitações. Em breve divulgarei algumas imagens.

Iporanga foi importante para a “coroa portuguesa”. Daqui saia muito ouro (ouro de aluvião, aquele que se retira do cascalho dos rios). Era levado pelo Rio Ribeira até a cidade de Registro, aqui mesmo no Vale do Ribeira e de lá ia para Iguape onde embarcava para Portugal. Registro era onde registravam o ouro encontrado em todo o Vale do Rio Ribeira.

O município faz fronteiras com Adrianópolis (no Paraná), Barra do Turvo, Eldorado, Ribeirão Grande, Guapiara, Apiaí e Itaóca. Veja abaixo no mapa a localização da cidade:

 

Vivem hoje, em 2014,  em todo o município cerca de 3.500 habitantes.A economia da cidade gira em torno da agriculta de subsistência e do turismo. Há aproximadamente 20 pousadas e mais de 100 monitores ambientais.

No Vale do Ribeira eu comparo Iporanga em quantidade e qualidade de atrativos à Cananéia. São sem dúvidas as duas principais cidades e que tem se destacado no turismo.

Mirante da Boa Vista - divisa de município - Apiaí e Iporanga

Mirante da Boa Vista – divisa de município – Apiaí e Iporanga

 

Festa Tradicional que ocorre em Iporanga todo dia 31/12.

Festa Tradicional que ocorre em Iporanga todo dia 31/12.

Pintura em Telha da Igreja Matriz de Iporanga

Pintura em Telha da Igreja Matriz de Iporanga

Acesso à região sul de Iporanga onde fica o Quilombo de Porto Velho

Acesso à região sul de Iporanga onde fica o Quilombo de Porto Velho

Quer saber mais sobre Iporanga? Confira: www.petaronline.com.br/iporanga.htm

Abraços e até mais.

Relacionados