Ilha do Bom Abrigo – Cananéia

Ilha do Bom Abrigo – paraíso ao sul de São Paulo

IMG_6016

Visito Cananéia, a cidade Ilustre do Brasil, no sul do Estado de São Paulo, região conhecida como Lagamar e Vale do Ribeira há muitos anos. Eu sou morador vizinho à essa ilustre cidade (sou de Iporanga – Capital das Cavernas). Sempre me chamou muito a atenção uma pequena ilha que se avista ao longe. Os meus amigos monitores ambientais de Cananéia sempre me chamaram para ir visita-la. Mas alertaram sobre o risco de pegar o ‘alto mar’ ou as ondas que se quebram ao entrarem no canal de Cananéia. O tempo passou e após ver as imagens de uma amiga que havia recentemente visitado a ilha me senti provocado e não pude resistir em conhece-la.

DCIM100MEDIA

Cidade de Cananéia – a cidade ilustre do Brasil

Pesquisei bastante na internet e encontrei poucas informações sobre esse novo atrativo. A Ilha do Bom Abrigo está numa APA (Área de Proteção Ambiental) e tem diversas restrições. Pesca é terminantemente proibida. Mas a minha intensão era apenas de conhecer e fotografar com o novo brinquedo que adquiri, um multirotor ou como chamam, um drone.

Combinei com Ilso, morador tradicional, caiçara, barqueiro e monitor ambiental que também trabalha no Parque Estadual da Ilha do Cardoso e, esperamos a ‘lua de quarta’ com uma bela previsão de tempo e lá fomos nós, eu e a Vanessa, minha parceira de aventuras.

A investida até a ilha foi numa quarta-feira. Prefiro viajar durante a semana. As cidades turísticas estão mais tranquilas e os guias também.

DCIM100MEDIA

Hotel Sol a Sol

Hospedei-me no Hotel Sol a Sol. Que aliás ele e o Mar Azul tem sido os meus hotéis preferidos em Cananéia. Mas na noite anterior à expedição um casal de amigos que mora em Cananéia, o Patrick e a Rita fizeram questão de preparar um jantar sensacional no seu restaurante, no NaCanoa. Você pode até ir à Cananéia e não visitar a ilha, mas jantar no NaCanoa é obrigação.

IMG_5848

Ceviche oferecido no Restaurante NoCanoa, em Cananéia

IMG_5863

Avenida Beira Mar. Tranquila e Charmosa, como toda a Cananéia

Na véspera apareceu um imprevisto e o meu amigo Ilso ligou dizendo que não poderia nos acompanhar e o piloto do barco seria o seu irmão, o Serginho. Um dos seus 10 irmãos (risos)

A saída do píer foi às 7hs da manhã. Equipamentos na voadeira e lá fomos nós.

IMG_5873

Aos poucos fomos nos distanciando e por termos escolhido a “lua de quarta”, seguindo a dica do Ilso, fomos presenteados com um mar calminho e o mais legal de tudo, a água numa coloração incrível.

Após 1 hora de viagem chegamos ao paraíso. Isso mesmo, é um paraíso.

A ilha do Bom Abrigo

A ilha do Bom Abrigo

IMG_5912

Área da Marinha do Brasil

Lá tem apenas um morador, o Sr Farias, o seu gato de estimação e um Farol da Marinha Brasileira. O nome da ilha já diz tudo sobre ela. Ah, na ilha há uma pequena cachoeira e antigas ruínas com tachos de cobre onde se extraiam o óleo de baleias para utilizar por exemplo, na iluminação pública das cidades da época. Esse óleo é o mesmo que servia para iluminar as ruas da minha Iporanga, lá pelo século 18.

IMG_5964

Antigas ruínas

IMG_5935

Merecido descanso.

DCIM100MEDIA

Vista aérea a única praia da ilha

IMG_5994

Refúgio

DCIM100MEDIA

A ilha do Bom Abrigo e sua praia

DCIM100MEDIA

Vista aérea da ilha e o seu farol

DCIM100MEDIA

Visão da ilha e ao fundo a Ilha do Cardoso e Cananéia

É isso. Fiquemos com as imagens e com aquele gosto de que quero conhecer esse paraíso ao sul do Estado de São Paulo.
IMG_5953
Reforço que ela está numa área de proteção ambiental e deve-se ter um cuidado especial na sua visitação. Não é permitido pescar e nem acampar na ilha. É praticamente uma ilha deserta.

Quer visita-la?! Segue o telefone do Ilso: 13 99733-1684 / 13 98135-1968. (diz que foi indicação do Junior Petar que o desconto é garantido)

Agradeço ao carinho do casal Patrick e Rita do NaCanoa, da hospedagem no Hotel Sol a Sol e à dica da minha amiga Kemely Tuany (que mora na Ilha Comprida, vizinha à Ilha do Bom Abrigo)

Quer mais detalhes e dicas, por exemplo: o que é ‘lua de quarta’?! Escrevam-me.

Até uma próxima expedição.

Facebook do NaCanoa: https://www.facebook.com/NaCanoaSushi

e sigam nos no Facebook também. Postei alguns vídeos lá dessa expedição: https://www.facebook.com/retratoseroteiros 

Relacionados

4 Comentários

  1. heliton
    3 de dezembro de 2014 at 16:32 - Reply

    Sou morador de Cananeia e tenho escuna de passeio! Achei muito interessante e agradável sua matéria, pois mostra um lugar onde poucas pessoas tem acesso devido a logística do lugar!
    Quanto a maré de quarta, na verdade seria maré de quarto, que pode ser quarto crescente ou quarto minguante onde a maré não corre muito e tbm nao enche nem seca demais!
    No demais os registros fotográdicos ficaram belos! Parabéns!

    • Lea
      17 de março de 2015 at 15:32 - Reply

      Marcio Nel Cimatti disse: 15 de julho de 2010 e0s 23:48Valeu Silvia, obrigado Natalie!Com esse ce9u e esse mar nem foi difedcil.Bjo! Responder

  2. José Carlos de Almeida Fraga
    8 de dezembro de 2014 at 21:16 - Reply

    Junior,
    Sou cananeense e já se vão quase 40 anos que não visito esta maravilha.
    Mudei da cidade com 16 anos e adorava fazer esses passeios.
    Você me deu um presente de rever essa preciosidade em ângulos que jamais imaginei.
    Que saudades, que orgulho, que emoção…..
    Parabéns pelo trabalho e pela qualidade. Muito lindo!!!!!!

  3. Ciafiltros
    17 de março de 2015 at 08:45 - Reply

    Camila disse: 17 de junho de 2010 e0s 17:42Fotos absurdas de lidnas. Amei o blog. Estou comee7ando a me aventurar nessa coisa de escrever sobre lugares tambe9m. E comee7o pela minha terrinha, aqui em PE. Vou segued-lo. Abs! Responder